Qual é a importância de comprar produtos saudáveis? Aprenda agora!

Comprar produtos saudáveis e realmente consumi-los durante a nossa rotina diária faz toda diferença em nossa saúde.

Mas o que significa consumir produtos saudáveis? Significa ter uma alimentação equilibrada entre carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, água, vitaminas e sais minerais. E tudo isso se traduz em incluir na lista de compras alimentos como frutas, verduras, legumes e grãos diversos.

Acredite: se você ainda não tem o hábito de comprar produtos saudáveis, saiba que está perdendo muitos benefícios que se estendem por toda a sua vida. Eis alguns deles:

1. Os alimentos saudáveis combatem dores e desconfortos

Certos desconfortos e dores, como as musculares, por exemplo, podem ser resultados de uma má alimentação. Aliás, existem até alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e previnem o desgaste dos nossos músculos, como peixes e abacate, por exemplo.

E sem dores, a nossa disposição é outra para realizarmos as atividades da rotina, não é mesmo? E isso tem tudo a ver com o próximo benefício.

2. Comprar produtos saudáveis (e consumi-los) aumenta a energia

É tiro e queda: já percebeu que depois de comer demais certos produtos altamente calóricos ou pobre em nutrientes você fica com aquele cansaço e indisposição?

Então, que tal experimentar substitui-los por alimentos saudáveis que garantem mais energia e bom humor? O equilíbrio dos nutrientes fornece a energia necessária para estudar, trabalhar, se divertir e praticar atividades físicas, fortalecendo as áreas do cérebro que estão relacionadas ao prazer e bem-estar.

3. Alimentos saudáveis equilibram seus hormônios

Quando os nossos hormônios estão em desequilíbrio, a gente passa a sentir vários efeitos negativos, como estresse, ansiedade, mau humor, insônia, etc. E sempre que comemos algo, o nosso corpo libera quantidades de hormônios que podem ou não estar em equilíbrio.

Por isso é tão importante comprar produtos saudáveis e manter uma alimentação equilibrada com os nutrientes certos para o nosso organismo. Na dúvida sobre esse tema, converse com um endocrinologista.

4. A alimentação saudável previne doenças e ajuda a retardar o envelhecimento

Comprar produtos saudáveis também faz toda diferença no reforço do nosso sistema imunológico – como exemplos de alimentos que ajudam nessa força temos o espinafre e o brócolis. E com o sistema imunológico reforçado, prevenimos o aparecimento de várias doenças, como gripes, resfriados, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, problemas ósseos, etc.

Além disso, uma alimentação equilibrada também ajuda a retardar o processo de envelhecimento do nosso corpo, pois como alguns desses alimentos são ricos em antioxidantes, eles retardam o envelhecimento das nossas células.

5. Comprar produtos saudáveis te faz economizar no bolso

Além de todos os benefícios em nosso corpo, comprar produtos saudáveis também nos ajuda a economizar dinheiro. Como assim? Citaremos três motivos:

Em primeiro lugar, quando você passa a se alimentar de forma saudável, você passa a se preocupar mais com o que come – e isso se traduz em levar marmitas para o trabalho e faculdade, ou, quando não for possível, escolher alimentos mais leves no restaurante. Então, as contas do supermercado e do restaurante ficarão mais baratas.

O segundo motivo é que quando você passa a comprar alimentos mais saudáveis no supermercado, como frutas, verduras, legumes e grãos, e abrir mão do excesso de produtos industrializados, como os produtos congelados e ultraprocessados, pode ter certeza que você pagará menos.

Aliás, quer uma dica para economizar ainda mais? É só ficar de olho na safra dos alimentos, que em suas épocas certas, são vendidos a preços menores e ficam ainda mais saborosos.

E o último motivo é consequência dos outros dois: quando você compra produtos saudáveis, você previne as doenças e, consequentemente, diminui as despesas na farmácia. Ou seja, você economiza em dois estabelecimentos.

Viu como comprar produtos saudáveis melhora a sua qualidade de vida como um todo? Então, capriche na lista de compras e bom apetite! Na dúvida, converse com um nutricionista para ele te ajudar a saber como variar nos alimentos, combinado?

Para mais dicas como essa, curta a nossa página no Facebook e ative as notificações. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu