Qual é a diferença entre supermercado e marketplace?

Não existe uma única diferença entre supermercado e marketplace. Existem várias, e todas essas diferenças podem mudar completamente o jeito como você faz as suas compras e lida com o seu tempo e dinheiro – duas preciosidades dos tempos modernos.

Bom, sem mais delongas, vamos às diferenças:

1. Supermercado tradicional

Foi lá em 1930 que o primeiro supermercado tal como conhecemos hoje foi inaugurado: o King Kullen, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que existe até hoje.

E de lá para cá, não mudou muito a forma como o conhecemos, pois continua sendo aquele local de médio e grande porte, com produtos de várias marcas e preços estrategicamente expostos em prateleiras e gôndolas.

Para atrair e fidelizar os clientes, o supermercado tradicional faz uso de vários recursos, como ofertas, promoções do dia e até sorteios, sem contar com espaços de convivência que alguns oferecem, como cafeterias e lanchonetes.

Embora existam algumas vantagens de se fazer compras em um supermercado tradicional, como, por exemplo, pode encontrar boas ofertas no dia e tirar dúvidas com os colaboradores sobre determinado produto, o fato é que também encontramos desvantagens, tais como:

  • é preciso enfrentar trânsito e dificuldade de estacionamento, principalmente em horários de pico;
  • corredores apertados e apinhados de pessoas e carrinhos, o que pode se tornar estressante;
  • filas nos caixas;
  • dificuldade de encontrar boas ofertas em todos os produtos que você precisa comprar, sem ter que se descolar para outros supermercados e pesquisar preços;
  • dificuldade de carregar várias sacolas de compras, ou, ainda, depender de entrega (sem saber a hora certa em que elas chegarão em sua casa).

Se identificou, não é mesmo? É justamente por isso que entender a diferença entre supermercado e marketplace pode mudar a sua vida.

Vamos ao próximo jeito de fazer compras:

2. Marketplace

Já explicamos aqui no blog o significado de marketplace, mas não custa relembrar.

Trata-se de um shopping virtual que reúne várias lojas em um mesmo site ou aplicativo – aliás, é isso o que diferencia o marketplace de um e-commerce, que é apenas uma única loja vendendo seus produtos.

Bom, quanto às compras de supermercado, saiba que já existem marketplaces desse segmento e que têm facilitado muito a vida das pessoas. Talvez a desvantagem desse tipo de mercado online seja para quem realmente não esteja habituado com o mundo virtual e prefira se deslocar fisicamente até um mercado físico.

Mas eis as vantagens de fazer as compras em um marketplace:

  • você economiza muito tempo, pois pode comprar sem sair de casa (ou de onde estiver) pelo seu smartphone;
  • o seu histórico de compras fica armazenado, facilitando a sua lista;
  • você economiza dinheiro, pois consegue pesquisar os preços de diferentes marcas e de diferentes mercados sem sair do aplicativo – além de ter acesso às ofertas do dia;
  • você escolhe o dia e o horário de entrega das suas compras.

Neste post aqui você confere outras vantagens e dicas para economizar comprando em marketplace.

3. Afinal de contas: qual é o melhor?

A resposta, é claro, vai depender do seu perfil. Entendendo a diferença entre supermercado e marketplace você consegue saber qual deles melhor se encaixa em sua rotina, em seu gosto e em seu bolso.

Se você tem uma vida agitada, pouco tempo disponível e precisa economizar em seus gastos mensais, então o marketplace é para você. Aliás, ele acaba se tornando um verdadeiro investimento, pois você compra pelo sistema online e recebe como “juros” mais tempo livre e mais economia no preço final.

Nesse caso, te convidamos a experimentar o aplicativo Melhor Compra. Somos um marketplace que reúne vários supermercados de Poços de Caldas, com acesso a promoções, ofertas, opções de pagamento e agendamento de entrega.

Baixe o app gratuitamente pela Apple Store ou pela Play Store. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu