O que é marketplace e quais são os seus benefícios? Veja agora!

Mesmo que você não saiba exatamente o que é marketplace, é bem provável que já tenha utilizado, ou, ao menos, conhece algum.

Trata-se de um modelo de negócio que surgiu aqui no Brasil em 2012, mas que teve seu início em 1984 lá nos Estados Unidos.

Então, sabendo que hoje o marketplace está mais forte do que nunca e que pode te trazer muitas vantagens (inclusive financeiras), entenda de uma vez por todas o que significa essa palavra e a sua importância para a nossa rotina de compras.

O que é marketplace

Digamos que sobrou um dinheiro extra no mês e você resolve se presentear com uma camisa nova (ok, pode ser que nem tenha sobrado, mas você quer uma mesmo assim).

É bem provável que em vez de você ir de loja em loja buscando por um modelo que te agrade, você vai direto ao shopping, pois sabe que lá você vai encontrar várias lojas e várias ofertas diferentes, sem falar nos outros produtos disponíveis.

Agora basta transferir esse exemplo para o mundo virtual.

Em vez de você entrar em um monte de lojas virtuais diferentes, ou passar um bom tempo pesquisando no Google, você entra em um site – ou um aplicativo – que reúne roupas de várias marcas, de várias lojas e com várias ofertas para a sua busca ficar mais fácil.

Isso é marketplace. Uma espécie de shopping virtual.

É por isso que a gente disse no início do post que se você não sabia o significado dessa palavra, provavelmente já tenha usufruído dela na prática.

Agora que você já entendeu o que é marketplace, quer exemplos?

  • Mercado Livre;
  • Netshoes;
  • Submarino;
  • Amazon;
  • Melhor Compra;
  • Airbnb;
  • Booking, e por aí vai.

Portanto, o marketplace se diferencia do e-commerce justamente porque ele reúne em um só lugar várias empresas – enquanto que no e-commerce, é apenas uma loja vendendo vários produtos.

A partir daí, a gente já consegue pensar em algumas vantagens de começar a comprar em marketplaces.

Os benefícios de comprar em marketplaces

1. Acesso a lojas “desconhecidas”

Uma das vantagens de comprar em marketplaces é a oportunidade de você ter acesso a produtos de várias lojas de pequenas e médias empresas até então desconhecidas por você.

Quando uma loja dessas oferece seus produtos a bons preços dentro desses marketplaces de credibilidade, você passa a dar um voto de confiança a elas ao comprar. E isso fortalece muito a nossa economia.

2. Praticidade

Essa é a vantagem mais nítida quando a gente entende o que é marketplace.

Afinal, é muito prático quando a gente entra em um único aplicativo para comprar vários produtos que estamos precisando e, ainda por cima, sem sair de casa (ou, ainda, de qualquer outro lugar que tenha conexão com a internet).

3. Economia de tempo e de dinheiro

Além de não sair de casa – o que nos faz economizar em tempo, inclusive ao receber os produtos, o marketplace também nos faz economizar dinheiro.

Afinal, aquela mesma camisa que você quer comprar pode estar sendo vendida a diferentes preços dentro do marketplace; então, basta você escolher a melhor oferta.

4. Pagamento facilitado

Comprar vários produtos de vários lojistas e realizar apenas um pagamento. Isso também é praticidade, não é mesmo?

Aliás, depois que você paga, a empresa responsável pelo marketplace repassa o valor aos lojistas e aos demais envolvidos no processo de compra, ficando com uma comissão sob as vendas.

Marketplace na prática

Vamos utilizar como exemplo o nosso aplicativo Melhor Compra. Ele reúne vários estabelecimentos com o objetivo de você fazer as suas compras de supermercado sem sair de casa.

Então, na prática, ao chegar o “dia de fazer compras”, você:

  1. Entra no aplicativo;
  2. Pesquisa os produtos que quer comprar (finalmente ficou mais fácil e rápido pesquisar pelos preços de supermercados, não é mesmo?);
  3. Coloca os produtos que deseja no carrinho;
  4. Escolhe a forma de pagamento e confirma os dados para entrega.
  5. Aguarda a chegada das suas compras de casa, ou de onde você solicitou a entrega.

Muito simples, não é mesmo? O melhor é que o histórico das suas compras fica guardado no sistema, o que vai facilitar ainda mais os próximos pedidos.

Depois de tanta informação sobre o que é marketplace, deu até vontade de experimentar mais esse recurso, não é mesmo?

Então, você pode começar clicando aqui e baixando gratuitamente o aplicativo do Melhor Compra, para ter um marketplace essencial para a sua rotina na palma de sua mão. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu