Levar ou não as crianças no supermercado?

Eis a questão: será que é bom e necessário levar as crianças no supermercado? Esse é um dilema enfrentando por mães e pais de todos os lugares.

De um lado, existe o medo de os pequenos não se comportarem bem e você precisar dizer não a cada pedido deles, e, de outro, a necessidade de inclui-los na rotina da casa e da família — e as compras de supermercado também fazem parte dela.

Bom, vamos conversar sobre esse tema neste post. Abordaremos dois pontos positivos e outros dois pontos negativos para você tirar as suas próprias conclusões e fazer a sua escolha. No final do texto, deixe a sua opinião nos comentários, combinado?

As vantagens de levar as crianças no supermercado

1. A criança aprende a se conectar com a casa

Nós precisamos educar uma nova geração de crianças conectadas com a casa em que vivem.

Além de prepará-las para a vida adulta, na qual as tarefas domésticas não serão vistas como um peso, mas, sim, como parte importante da rotina, levar as crianças no supermercado também as desconecta do mundo virtual e as reconecta ao mundo real.

E mesmo que elas ainda não estejam na idade de ajudar efetivamente nas tarefas domésticas, ainda assim é importante que os pequenos já aprendam sobre os alimentos e produtos que fazem parte de uma casa. E nada como um supermercado, que reúne todos eles em um só lugar.

2. Os pequenos participam da seleção dos alimentos

Outra vantagem de levar as crianças no supermercado é que elas podem participar da escolha e também da preparação dos alimentos. Aliás, isso até ajuda para que elas comam melhor, já que ajudaram na escolha e no preparo deles.

Além disso, torna-se um aprendizado para os pequenos a ida ao supermercado. Lá eles podem olhar as embalagens, verificar as quantidades certas, conhecer os diversos tipos de verduras e frutas, e, ainda, você consegue ensiná-los a fazer melhores escolhas alimentares para a saúde.

As desvantagens de levar as crianças no supermercado

1. Ter que dizer (muitos) nãos

Esse é um dos principais medos dos pais ao levarem as crianças no supermercado. Afinal, é um verdadeiro desafio seguir corretamente a lista de compras quando os pequenos têm acesso a um mundo de guloseimas.

E esse medo faz sentido, pois é na infância que os pequenos aprendem as regras da vida e aprendem que o mundo também é um lugar frustrante – ou seja, nem sempre os seus desejos serão atendidos. E dizer “não” é uma tarefa complicada.

Mas sabendo que os “nãos” fazem parte da educação infantil, é importante que antes da ida ao supermercado, os pais estabeleçam algumas regras. Uma boa dica é que no dia em que as crianças forem junto, que elas participem da criação da lista de compras, diminuindo as chances de problemas.

2. A criança pode se cansar rápido e não se comportar bem

Lembre-se: a ida ao supermercado não é um “passeio”, mas uma tarefa que faz parte da rotina. Nesse sentido, não dá para passar horas e horas na tentativa de entreter as crianças, porque elas se cansarão e poderão criar situações constrangedoras.

Nesse caso, não precisa levar as crianças no supermercado sempre que você precisar ir. Escolha alguns dias em que você esteja mais tranquilo e sem correria para que consiga fazer as compras de forma rápida e os pequenos não se sentirem entediados.

Dicas extras

  • No dia em que as crianças forem ao supermercado, peça a ajuda delas na elaboração da lista de compras, e, ainda, na escolha do cardápio da semana.
  • Se as crianças forem maiores, elas podem ajudar na tarefa de encontrar e colocar os itens no carrinho de compras, riscando da lista em seguida.
  • Separe uma das idas ao supermercado com elas para orientá-las como guardar os produtos em casa. Como podem ser muitas tarefas para um dia só, alterne-as.
  • Ficou difícil ir ao supermercado? Então utilize a tecnologia a seu favor e utilize o aplicativo Melhor Compra. Aliás, os pequenos também podem te ajudar na escolha dos produtos pelo app, ajudando a guardá-los depois do recebimento.

E então, o que achou do tema? Não deixe de levar as crianças no supermercado e de envolvê-las nas tarefas da casa. Assim, elas aprendem a respeitar o espaço em que vivem e crescem já com as responsabilidades consolidadas. Portanto, planeje-se para esse dia e boas compras!

Para mais dicas como essas, curta a nossa página no Facebook e ative as notificações. Até a próxima!

Este post tem um comentário

  1. Minha pequena mexe em tudo!!!! rsrsrs…é gostoso levá-la por que brinco com ela nos corredores, mas cansa muito, tanto ela como eu e minha esposa.

    O melhor compra é a melhor opção.

Deixe uma resposta

Fechar Menu