Como otimizar a rotina de serviços de casa?

Quem diz que serviços de casa não são “serviços de verdade” (em comparação com trabalhar fora), está redondamente enganado, não acha? Os desafios são imensos: limpeza e organização, compras, alimentação, serviços financeiros, filhos…A lista não para.

Mas, calma. A boa notícia é que sim, dá para otimizar a rotina de serviços de casa e ter mais tempo livre para as suas demais atividades – incluindo o descanso e o lazer.

Quer saber como? Então confira as nossas dicas!

1. Delegue tarefas

Se você vive em um local com outras pessoas e apenas você é a responsável pelos serviços de casa, tem alguma coisa errada aí.

Mesmo trabalhando fora ou estudando, o seu companheiro e os seus filhos também têm a obrigação de contribuir para a organização da casa. E nunca peça ajuda. Eles não têm que te ajudar. Eles têm que fazer a obrigação deles e ponto.

Portanto, delegue a cada morador algumas tarefas diárias, que podem ser:

  • Arrumar a cama assim que acordar;
  • Tirar o lixo das lixeiras nos dias corretos;
  • Manter o quarto organizado antes de ir dormir (recolher roupas, brinquedos e demais objetos, guardando tudo no lugar);
  • Colocar as roupas sujas imediatamente no cesto;
  • Retirar os pratos e talheres da mesa ao finalizar as refeições;
  • Usou um copo? Não custa nada lavar em seguida, leva apenas alguns segundos;
  • Pendurar a toalha no varal, assim que acabar o banho;
  • Lavar os próprios tênis.

Se todos colaborarem, você não faz ideia do quanto o seu tempo será otimizado, não é mesmo? Todas essas tarefas são muito simples e não levam tempo para fazer, desde que cada um faça a sua parte. Se tudo isso ficar a cargo de uma só pessoa, aí sim levará mais tempo.

2. Planeje seus afazeres de serviços de casa

Um bom planejamento pode ser a chave para manter tudo em ordem – ou quase em ordem – durante a semana. A dica aqui é distribuir as suas tarefas ao longo da semana, com base na dificuldade de cada uma delas.

Eis algumas dicas:

  • As tarefas diárias são aquelas voltadas à organização e manutenção da limpeza aparente da casa. Elas também devem ser delegadas aos outros moradores.
  • As tarefas semanais são aquelas que exigem um pouco mais de tempo e não precisam ser feitas necessariamente todos os dias, mas devem ser feitas toda semana – como lavar a roupa, lavar o banheiro, tirar poeira, passar pano no chão, etc.
  • Já aquela faxina mais pesada, que inclui a limpeza de todos os cantos escondidos da casa ou que exigem mais esforço podem ser feitas quinzenalmente ou até mensalmente. Para elas, você pode contar com uma ajuda especializada, ou, também, com o seu companheiro e filhos. Mantendo a maioria das coisas organizadas e limpas durante a semana vai evitar trabalho dobrado nesse momento, não é mesmo?

3. Não deixe a louça suja antes de ir dormir

Uma dica simples de otimizar os serviços de casa é esta: procure não deixar a pia cheia de coisa para lavar no dia seguinte. Caso contrário, fará com que você acorde no outro dia e já fique estressado com tarefas extras – sem falar que em seguida a louça do café da manhã vai sujar, acumulando ainda mais coisas.

Se você não conseguir fazer isso, delegue essa responsabilidade a alguém da casa. Para facilitar e tornar tudo mais rápido, tente sempre lavar a louça assim que finalizar o preparo das refeições – e peça aos outros moradores para fazerem o mesmo.

4. Elabore um cardápio semanal

Essa dica vai ajudar bastante. Separe um dia da semana para elaborar uma lista com o cardápio de refeições da semana inteira. Além de te ajudar nas compras semanais, também vai reduzir bem o seu tempo na cozinha.

Se for possível, você também já pode adiantar algumas bases e deixar congelado (molhos, carnes, feijão, etc.) para apenas esquentar e finalizar o preparo. E não se prenda a esse cardápio – o que está escrito para ser feito na terça pode muito bem ser feito na quinta, ok? O importante é agilizar a compra e o preparo.

5. Faça as compras pela internet

Por fim, uma ótima dica para otimizar a rotina de serviços de casa é ter o hábito de fazer as compras de mercado e supermercado pela internet. A tecnologia está aí para facilitar a nossa vida e hoje em dia temos um mundo de opções em nossos smartphones, não é mesmo?

Se você mora em Poços de Caldas (MG), uma boa dica é utilizar o aplicativo Melhor Compra, que reúne vários mercados e supermercados da cidade. Você faz as suas compras sem sair de casa, e, ainda, agenda o melhor dia para entrega, fazendo você economizar muito tempo e dinheiro. Neste post aqui a gente explica mais detalhes sobre o aplicativo.

E então, gostou das dicas? Como a produtividade é a chave para uma vida mais saudável e feliz, otimize agora mesmo os serviços de casa e aproveite mais o seu dia! E quando o dia não sair como o planejado, não se culpe: recomece no dia seguinte, combinado?

Aproveite para conferir alguns truques para terminar a faxina mais cedo. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu