Como organizar uma festa de Natal em casa?

Você sabe como organizar uma festa de Natal para reunir a família e os amigos? Se pretende fazer isso neste ano e nos próximos, então separe alguns minutinhos para ler o nosso artigo.

Com a correria do ano inteiro, o Natal costuma ser uma época muito especial e cheia de significado, seja ele religioso ou uma forma de reunir pessoas especiais para você em forma de gratidão e comunhão.

Bom, independentemente do significado para você, eis algumas dicas bem práticas para você conseguir organizar uma festa de Natal em casa e esta ser uma data que ficará na memória de todos!

1. Faça a lista de convidados

Não tem como organizar uma festa de Natal sem saber a quantidade de pessoas, não é mesmo?

Para que a ceia não fique cara, procure selecionar apenas os convidados mais próximos a você, sejam familiares e amigos. Aliás, considere também o tamanho da sua casa para receber a quantidade certa de pessoas, de modo que todos fiquem confortáveis.

Como anfitrião da festa, convide as pessoas por telefone ou WhatsApp e peça que elas confirmem a presença com antecedência.

2. Pense na divisão de tarefas

Se você estiver com dificuldades para organizar uma festa de Natal sozinho, então pode pensar em dividir essa organização com a sua família. Por exemplo:

  • uma pessoa fica responsável pelas compras;
  • outra pessoa fica responsável pela limpeza antes e depois da festa;
  • outra fica a cargo de escolher as músicas e a programação da festa, etc.

Criar uma planilha de controle também pode ajudar: liste as tarefas, os responsáveis, os prazos de conclusão e o status atual.

3. Defina o cardápio

Essa é uma das tarefas que mais geram dúvidas quando se aprende como organizar uma festa de Natal em casa. Mas pensar no cardápio por setores pode facilitar essa definição:

  • Aperitivos: antes de servir a ceia, é sempre bom disponibilizar uma mesa com aperitivos para os convidados. Considere incluir queijos, pães, patês, frutas frescas, frutas secas, castanhas e outros frios.
  • Bebidas: sempre tenha opções com álcool e sem álcool para agradar a todos os convidados. Nesse tipo de festa, geralmente harmonizam com os pratos champanhe, suco, refrigerante e vinho tinto – no caso do vinho, considere uma garrafa para cada dois convidados. E não se esqueça da água.
  • Carnes: o peru de Natal costuma ser tradição nas ceias, mas você também podem substituir por outras carnes, como chester e frango assado, ou peixes, como bacalhau.
  • Acompanhamentos: escolha pelo menos dois pratos para acompanhar a carne. Opte por preparos simples, como arroz (branco, à grega, de forno, etc.), farofa, salpicão e maioneses. E não se esqueça da salada!
  • Sobremesas: opções acessíveis ao orçamento são a tradicional rabanada e também mousses, pavês e o panetone.

4. Elabore uma lista de compras

Uma lista de compras é essencial para colocar em prática a organização da festa de Natal.

Nesse sentido, já ensinamos nesse post aqui como fazer uma lista de compras e evitar gastos desnecessários – e as dicas podem ser aproveitadas também para a ceia de Natal.

5. Capriche na decoração temática

Em supermercados ou lojas simples de artigos de decoração a gente encontra nessa época vários enfeites e demais itens com o tema Natal – e não precisa ser nada cara!

Além da árvore de Natal, também considere:

  • espalhar enfeites natalinos no local da festa;
  • colocar velas decoradas na mesa de jantar;
  • utilizar uma toalha de mesa temática ou souplats.

E não se esqueça das cores que harmonizam com a festividade: vermelho, dourado, branco e verde.

6. Pense na programação

Por fim, não tem como organizar uma festa de Natal em casa sem pensar na programação dela, ainda mais se estiverem presentes crianças entre os convidados.

Elabore uma playlist intercalada com músicas natalinas e músicas de sua preferência, crie brincadeiras para os pequenos, distribua doces e separe uma área especial para elas poderem abrir os presentes e se divertir!

E por falar em presentes, a sua festa terá amigo secreto? Pense nisso e estipule um valor mínimo e máximo para todos os que participarem.

E a dica final é: divirta-se! Não apenas durante a ceia, mas também nesse processo de como organizar uma festa de Natal. Nesse caso, o tempo precisa trabalhar a seu favor e para ajudar a otimizá-lo ao máximo, apresentamos a você o aplicativo Melhor Compra.

Ele reúne vários supermercados de Poços de Caldas (MG) em um só lugar e você pode fazer as suas compras sem sair de casa de forma rápida, prática e muito econômica.

Clique aqui e baixe-o gratuitamente! Boas festas!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu