Como fazer uma lista de compras e evitar gastos desnecessários?

Cedo ou tarde, eis que chega o dia que pode mudar as nossas vidas e as nossas finanças: aprender a como fazer uma lista de compras.

Essa tarefa só é feita com sucesso quando tem três consequências positivas; no caso, a economia de tempo, a economia de dinheiro e a eliminação do desperdício de produtos.

Falando em dinheiro, nem é preciso dizer que uma boa lista de compras deve fazer parte do seu planejamento financeiro mensal. Aliás, você já deve saber que os gastos com alimentação representam uma das maiores partes das nossas despesas, não é mesmo?

Então, mãos à obra e vamos aprender como fazer uma lista de compras de forma definitiva. Separamos dicas bem simples:

1. Comece fazendo duas listas de compras

Isso mesmo. Duas.

Na primeira lista você coloca todos os itens que já precisou comprar ou que você sabe que uma casa precisa ter. Essa, portanto, é a lista base para você começar a fazer a próxima.

Ela vai te ajudar muito se você, por exemplo, está começando a sua vida de forma independente, longe da casa da família – aliás, a família até pode te ajudar nessa tarefa.

Bom, lista base feita, tenha o cuidado de sempre guardá-la em um lugar de fácil acesso, até mesmo para você ir acrescentando novos itens que a sua casa precisa ter.

A partir daí, é hora de criar a lista simplificada para a compra da semana ou do mês. Olhando a primeira lista, você consegue rapidamente verificar o que não tem em sua casa. Então, ficará muito mais simples e rápido criar as demais listas.

Para ajudar ainda mais a como fazer uma lista de compras, a próxima dica faz toda diferença:

2. Separe a sua lista de compras por categoria

Além de deixá-la mais organizada, fica mais fácil você visualizar os produtos quando eles estão separados por categorias – tanto a lista base quanto as demais.

Algumas sugestões:

  • legumes e verduras;
  • frutas;
  • temperos e ervas;
  • alimentos (arroz, feijão, macarrão, fubá, etc.);
  • bebidas (água, chá, leite, café, achocolatado, etc.);
  • carnes;
  • frios;
  • padaria;
  • higiene;
  • limpeza;
  • itens extras (fósforo, pilha, pote, etc.).

3. Reserve uma vez por mês para as compras pesadas

Para evitar gastos desnecessários, uma dica essencial é você fazer as compras pesadas – aquelas com muitos itens de base – apenas uma vez por mês.

Considere, portanto, comprar em maior quantidade alimentos base que não podem faltar em casa, como arroz, feijão, macarrão e outros que têm uma maior validade, bem como os produtos de limpeza da casa.

Então, as compras semanais devem ser reservadas para produtos perecíveis, como as hortaliças, o leite, pães, frios e outros. Aliás, essa é uma ótima maneira de você comprar em menor quantidade para conseguir consumir tudo antes da validade.

Outra ótima dica: invista em uma lousa magnética para a sua geladeira. Assim que você perceber que algum item acabou, pode escrever nela, facilitando muito na hora de montar a sua lista de compras.

4. Compare os preços (sem perder tempo)

Você provavelmente não tem muito tempo e nem disposição para sair em busca de catálogos de promoções dos supermercados da sua cidade – aliás, nem sempre esses catálogos são os ideais. Sabe por quê?

À primeira vista, as ofertas podem parecer tentadoras, mas geralmente elas estão assim porque os produtos estão prestes a vencer ou, ainda, a promoção de “pegue 5 e pague 3” pode não significar realmente uma boa economia.

Sabe o que te ajuda nessas horas?

  • Evitar o supermercado mais caro da cidade;
  • dentro do supermercado que você compra, compare as marcas dos produtos que quer. Pode haver uma diferença enorme nos valores dos mesmíssimos itens.

Mas para te ajudar ainda mais, a próxima dica é essencial:

5. Como fazer uma lista de compras: a regra de ouro é usar a tecnologia

Quer realmente aprender a como fazer uma lista de compras e evitar gastos desnecessários? Utilize a tecnologia a seu favor!

Não é à toa que os marketplaces estão dominando a internet, pois facilitam muito a vida dos consumidores.

Caso não saiba, marketplace é união de várias empresas para vender seus produtos em uma única plataforma – como é o caso do Melhor Compra.

Nele, você consegue realizar em um só local todas as dicas anteriores:

  • fazer a lista de compras (tendo o seu histórico de compras como a lista base);
  • separar e pesquisar os itens por categorias;
  • comparar os preços de vários mercados diferentes sem sair do lugar;
  • agendar a entrega, economizando tempo e dinheiro.

Bom, depois de todas essas dicas de como fazer uma lista de compras, está preparado para virar um expert?

Então aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais para ajudar os seus amigos. Boas compras e até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu