Como entreter os filhos nas férias?

Se por um lado o verão nos traz a possibilidade de mais tempo ao ar livre, e de um devido descanso também, por outro sabemos que nem sempre é assim, principalmente quando temos filhos pequenos em idade escolar. Então, como entreter os filhos nas férias quando não é possível que a família viaje nesse período?

Não se preocupe! Separamos várias dicas que podem te ajudar nessa tarefa. A ideia aqui é que os pequenos se divirtam, que vocês tenham bons momentos em família e que não prejudique o seu orçamento financeiro.

Então, planeje-se, pegue uma lista e prepare um cronograma de atividades de diversão para os filhos!

1. Passeie com seus filhos pela cidade

Às vezes não é preciso viajar para garantir a diversão dos pequenos – eles podem se divertir na própria cidade em que vivem, com atividades que os tirem da rotina.

Vale um sorvete na pracinha, uma tarde de lanche no shopping, um passeio de bicicleta, uma visita a um museu, a ida ao teatro…Separem alguns dias para explorarem juntos a cidade!

2. Pratique exercícios físicos junto com seus filhos

Nem é preciso citar todos os inúmeros benefícios que os exercícios físicos trazem para a mente e para o corpo, e eles são ótimas dicas de como entreter os filhos nas férias. Então aproveite isso e programe uma série de atividades físicas com os pequenos! Coloque-os em movimento para que gastem suas (muitas) energias.

Os exercícios podem ser variados: caminhada, ciclismo, dança, natação, além de esportes como futebol, vôlei e basquete. Com certeza vocês terão ótimos momentos, e, de quebra, a saúde agradecerá!

3. Monte sessões de cinema em casa

Naqueles dias chuvosos, por exemplo, vocês podem preparar uma pipoca e curtirem um bom filme ou série juntos! Que tal? Vocês podem escolher juntos uma boa opção de catálogo com histórias divertidas e que também ensinem boas lições aos pequenos.

Neste post aqui, por exemplo, temos quatro opções de séries da Netflix para assistir com toda a família.

4. Organize uma festa do pijama em casa

Você também pode entreter os filhos nas férias com uma boa festa do pijama, que pode ser sinônimo de pura diversão! Esse é um evento que pode ser somente em família ou, ainda, pode convidar os coleguinhas dos filhos para participarem.

Vale colocar músicas, contar histórias, comer brigadeiro na panela… O importante é passar bons momentos com os pequenos.

5. Vá para a cozinha com os filhos

Cozinhar é um gesto de amor, não é mesmo? E se desde cedo você integrar seus filhos à cozinha, melhor será o desenvolvimento da independência deles. Então, alie esse aprendizado à diversão e saiba como entreter os filhos nas férias utilizando a culinária!

Você pode separar um dia, por exemplo, para que vocês preparem juntos um jantar especial, um almoço de domingo ou lanches para levar para um piquenique no final de semana. E não se preocupe com o tempo, pois você pode fazer as compras online, sem sair de casa.

Neste post aqui a gente separou algumas receitas fáceis e saudáveis para fazer em família, e neste outro aqui temos receitas de pão de queijo para os lanches.

6. Saiba como entreter os filhos nas férias com jogos e brincadeiras

Por fim, acrescente no cronograma das férias dos pequenos algumas tardes de jogos e brincadeiras que eles podem fazer em casa.

Nesse caso, saia da rotina de videogame e jogos online e invista em jogos mais antigos e que divertem, como os de tabuleiro, os jogos de memória, os de quebra-cabeça, e, ainda, brincadeiras ainda mais simples, mas bem elaboradas e criativas, como colocaremos no final do artigo.

E então, o que achou? Aprender a como entreter os filhos nas férias é uma tarefa que exige um certo esforço de sua parte, mas a recompensa da alegria e dos bons momentos que vocês dividirão juntos certamente recompensará tudo.

E como prometido, confira agora 5 brincadeiras para fazer com os filhos e acrescentar na lista de atividades das férias deles. Boa diversão e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu