Aprenda a limpar vidros de uma vez por todas!

Eis que chega a hora de limpar vidros em casa e essa tarefa pode dar aquele desânimo, não é mesmo? Afinal, eles costumam ser difíceis de limpar, pois parece que aquelas pequenas partículas de poeira e manchas se encrostam ainda mais quando passamos o pano, sem falar do risco que corremos de arranhar esses vidros.

Mas, calma! No post de hoje nós vamos dar algumas dicas bem simples e úteis para você limpar vidros e solucionar essa questão de uma vez por todas!

1. Saiba os horários certos para a limpeza dos vidros

Em primeiro lugar, você sabia que existe hora certa para limpar vidros? Isso mesmo. O ideal é que a limpeza seja feita em horários onde não há muita incidência de sol – e o motivo é simples.

Quando você utiliza um limpa-vidros e existe a luz solar entrando na casa, ele pode evaporar bem mais rápido que o costume, o que vai deixar manchas na superfície. Então, escolha horários sem a incidência direta do sol na casa para essa limpeza, prevenindo o problema.

2. Utilize os produtos corretos para limpar vidros

A seguir, eis uma pequena lista dos utensílios que você pode ter em casa para limpar vidros:

  • panos (de preferência de malha, que não soltam fiapos);
  • esponja macia;
  • pincel de cerdas largas (na próxima dica você vai entender o motivo);
  • rodo de dupla face para a limpeza dos vidros de portas e janelas (esse rodo tem uma esponja para lavagem e um tecido de algodão ou flanela para secagem);
  • cabos extensores para aqueles vidros de difícil acesso;
  • limpa-vidros para aquelas sujeiras comuns.

Além desses utensílios e produtos, também adquira alguns ingredientes simples para que você mesmo possa fazer a sua própria solução caseira para limpar vidros. A receita é muito simples:

  • 2 colheres de sopa de amônia (se preferir, substitua por 3 colheres de sopa de vinagre branco, ou, ainda, de suco de limão);
  • ½ copo de álcool para limpeza;
  • ¼ de colher de chá de detergente.

Basta misturar todos os ingredientes em uma garrafinha pequena com borrifador, e, em seguida, completar com água e chacoalhar bem.

3. Comece pelas esquadrias

Quando você for limpar portas e janelas de vidro, é essencial começar pelas esquadrias, pois são nesses cantinhos das frestas que a maior parte da poeira se acumula.

Nesse caso, utilize um pincel de cerdas largas para retirar o pó das frestas das janelas – se precisar, você também pode aspirar os cantos para agilizar o trabalho.

 4. Atenção na hora de realizar a limpeza

Para limpar vidros da forma correta, é muito simples: basta molhar o lado macio da sua esponja na solução caseira, limpar o vidro, e, em seguida, secar com um pano seco e que não solte fiapos (você também pode usar papel toalha, que ajuda a dar um toque de brilho final).

Na hora da limpeza, não se esqueça de passar a esponja com a solução caseira na mesma direção, pois isso ajuda a evitar manchas – e comece sempre limpando de cima para baixo.

Outra atenção na hora de passar as soluções caseiras ou a encontrada em supermercados: o limpa-vidros industrializado deve ser utilizado apenas para vidros e espelhos que não estão em ambientes que acumulam muita sujeira gordurosa – nesse caso, passe primeiro um desengordurante líquido e neutro, para, em seguida, aplicar o limpa-vidros.

No caso da solução caseira, se você perceber que a mancha está persistente com a limpeza simples, mergulhe uma esponja macia no vinagre branco e remova a mancha. Finalize com água e sabão neutro, secando bem em seguida. Caso a mancha persistente seja de gordura, você pode utilizar sabão neutro com água quente.

Viu só? As dicas para limpar vidros são bem simples, mas, ainda assim, eficazes para otimizar o seu tempo e deixar a sua casa em harmonia.

Quer facilitar as compras de produtos? Baixe o aplicativo do Melhor Compra! Clique aqui para baixá-lo gratuitamente!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu