5 brincadeiras para fazer com os filhos

Pode parecer que não, mas é muito importante que você separe um tempo para criar brincadeiras para fazer com os filhos. Tudo bem, eles brincam sozinhos, mas é bem provável que eles já tenham te convidado a se juntar a eles, não é mesmo?

Além de passar momentos divertidos com os pequenos, brincar com eles também fortalece os laços familiares e ajuda em seus desenvolvimentos físico, mental e intelectual.

Então, sem mais delongas, separamos 5 ideias de brincadeiras para fazer com os filhos — todas elas são simples, mas bem divertidas e funcionam para várias idades.

1. Workshop de bolo de chocolate

Já que aqui no blog da Melhor Compra nós falamos de compras, nada melhor do que aproveitar que você já está expert em compras de supermercado e criar um workshop de bolo de chocolate com os pequenos.

A brincadeira é a seguinte: caso precise, juntos, preparem a lista de compras apenas com os ingredientes do bolo de chocolate. Em seguida, vocês podem optar por fazer as compras online ou no supermercado físico.

Quando as compras chegarem, eis o momento do workshop: separem juntos todos os ingredientes, dê as tarefas para cada um (mexer a massa, picar o chocolate com as mãos, untar a assadeira, etc.), e, juntos você vai ensinando o passo a passo da preparação de um delicioso bolo de chocolate.

E o final você já sabe, né? Comer!

2. Volta olímpica

Nos dias ensolarados, essa é uma das opções de brincadeiras para fazer com os filhos. Você pode fazer na praça, no jardim ou até no quintal de casa.

Basta montar um circuito com obstáculos para que vocês juntos possam percorrer, um de cada vez. Se tiver mais gente na brincadeira, marque o tempo para ver quem faz o percurso mais rápido. Vale criar medalhas de premiação. Exemplos de circuitos:

  • pular de um pé só dentro de círculos no chão (pode ser até em uma amarelinha desenhada);
  • correr um determinado percurso sem deixar cair um objeto das mãos;
  • passar por debaixo de um objeto (uma mesa, uma corda, um elástico…);
  • pular corda por 5 segundos sem errar, etc.

3. Jogo da memória

Essa é uma das brincadeiras para fazer com os filhos que são divertidas e excelentes para seu desenvolvimento mental.

Você pode comprar um jogo pronto, ou, ainda, criar um. Basta pegar uma cartolina ou papel cartão e desenhar pares de figuras, números ou apenas cores e depois recortar de forma igual. Se não tiver habilidade com desenho, vale imprimir as figuras da internet. Varie nos temas: animais, objetos, personagens de desenhos animados, planetas do Sistema Solar, etc.

4. Produção do próprio livro

Essa também é uma excelente maneira de fazer com que seu filho se divirta e, ao mesmo tempo, desperte a paixão pela leitura.

Juntos, criem um roteiro para que ele construa o próprio livro. Título e roteiro criados, é hora dele soltar a imaginação para desenhar e escrever todos os detalhes da aventura. Ah, e que tal tirar cópias do livro para que ele presenteie os familiares e os amigos? Vale até fazer uma noite de autógrafos!

5. Acampamento

Uma barraca de camping — que, inclusive, pode ser improvisada com lençóis, cabos de vassoura e grampeador— lanterna e lanchinhos. Pronto! O acampamento pode ser montado no quintal de casa ou, ainda, na sala mesmo.

Em família, vocês podem passar a noite contando histórias e brincando! Simples, mas uma brincadeira muito divertida para todos vocês.

E então, o que achou dessas ideias de brincadeiras para fazer com os filhos? Lembre-se que é no brincar que os pequenos conseguem se expressar melhor e aprendem a lidar com o mundo, formando suas personalidades. Aliás, esses momentos em família ficarão em suas melhores recordações!

Aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais para que outras famílias também tenham bons momentos com as crianças. Confira, também, 4 dicas de séries para assistir com a família na Netflix. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu